
Apetebi
A esposa de Orunmilá
Para que possamos compreender o que é uma apetebi temos que fazer uma introspecção no que de fato é uma esposa, já que se diz que a apetebi é a esposa de Orunmilá.
O dicionário nos ensina que esposa é a consorte, é o cônjuge (feminino) a mulher. Na definição de consorte temos: Companheira da mesma sorte, estado ou encargos, cônjuge.
No mundo de hoje muitos se esquecem quão grande é o papel de uma esposa.
Vimos que esposa é a companheira, e aquela que tem a mesma sorte. Que tem o mesmo estado e encargos.
E de fato se não for assim à vida de um sacerdote (babalawo) se torna impraticável, pois uma esposa além de cuidar da casa, tem o papel de ensinar aos filhos, cuidar dos filhos independentemente da ausência do marido. Esse é um dois papeis de uma apetebi, para com a casa do babalawo e seus afilhados.
Quem não teve uma mulher da família que com seu caráter forte e doçura administrava a casa, organizava as pessoas e eventos?
Essa é a verdadeira essência de uma apetebi.
Ou seja, a apetebi tem a função de doutrinar as pessoas para Ifá. Levando com sua poderosa língua e persuasão a palavra de Ifá, a todos os cantos da Terra, para todas as pessoas do mundo.
Deve juntamente com o Babalawo ajudar espiritualmente o iniciado dando suporte ao babalawo, cuidando da manutenção dos santos, ensinando o aleyo e o afilhado como tratar os santos.
Deve ensinar como se canta para os santos, como se acende e se faz as comidas de santo, bem como as de branco. Como se limpa os santos após um sacrifício, onde deve ficar os santos quando na casa dos afilhados.
Ela, a apetebi leva a casa do babalawo com doçura, evitando possíveis brigas e discórdias entre as pessoas e não as incentivando a brigarem entre si.
Outro papel fundamental da apetebi é monitorar como anda os aleyos e afilhados da casa sempre os procurando e ouvindo-os tirando as duvidas que surjam, conferindo se estão seguindo os conselhos de Ifá, se estão melhorando mediante as obras feitas. Deve ajudar a polir pela palavra de Ifá as pessoas, fazendo sempre de si um grande modelo a ser seguido.
Tanto o Babalawo como a apetebi devem, ser muito sensíveis no que diz respeito ao esgotamento de uma pessoa pela religião. Não se deve nunca trocar a saúde por dinheiro. Não se deve esgotar a uma apetebi, sobrecarregando-a de trabalhos tanto de Ifá como de Orixá.. Todos têm a necessidade de descansar, e de curtir a vida sempre no lado positivo (lado Ire). Não se pode fazer de Ifá uma prisão domestica, pois Ifá não quer isso de ninguém.
Fora a necessidade de ser um exemplo a ser seguido tanto religioso como pessoal, a apetebi deve, se tiver búzios, assessorar os afilhados mediante as adversidades eventuais que surjam aos afilhados, trazendo ao babalawo quando assim determinar o seu jogo, ou se for algo que fuja a sua ousada ou competência.
Babalawo e Apetebi são engrenagens fundamentais de Ifá.
Devem estar preparados e imbuídos de suas obrigações para com os afilhados e aleyos. Devem respeitar os limites da função um do outro, para como em uma engrenagem em perfeita ordem a vida de todos possam caminhar sem problemas na luz de Ifá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.