segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Caminho de Ifá do Odu Oshe Meji, o porque um Babalawo deve cobrar ?





O Porque se cobra uma consulta ou um ebó? 


Oshe Meji passava por muitas dificuldades e miséria. Lutava muito e mal ganhava para seu sustento. Então fez ebó alimentou ao Egun (morto) de seu pai e seu Alaleyo (anjo da guarda). Onse esses mandaram que Oshe Meji trabalha-se com Ifá e cobra-se por ter que trazer os Odus a Terra no jogo. A cada vez que usava o opelê (instrumento de consulta) ele chamava um Odu na Terra e com isso tem que alimentar os Orixás correspondentes aquele Odu. Não podendo mais trabalhar em outra coisa. Há quem diga que o Babalawo não deveria cobrar para atender as pessoas. Porem quando o Babalawo atende uma pessoa ele da parte de seu axé (força de vida) e diz Ifá: "Aquele que dá o que tem a pedir vem." Se você der seu axé a outro e não o repõem acabará não tem mais axé nenhum. Por já terem levado todo o axé que você dispunha. Por isso o Babalawo tem que cobrar (salvar seu anjo da guarda) para poder ter condições de fazer seus ebós, para sempre ter axé para quando o procurarem ele ter axé para dar. Se o Babalawo trabalha somente com Ifá, ou seja, não trabalha com coisas muldanas. Terá ainda mais axé. E diz Ifá: "Tudo na vida tem seu preço. E ha que e esse preço há de ser pago." A salva é o preço de ter um sacerdote exclusivo para Ifá. Um sacerdote que pode atende-lo a qualquer momento e em uma emergência já que não trabalha em outra coisa. 

O axé do sacerdote também vem dos seu Orixás e esses necessitam de bichos para se manterem com axé e isso custa caro manter. Em Ifá temos 256 Odus e somente dois deles falam ao sacerdote que deva abrir mão da salva. Do recurso para manter sua espiritualidade. Diz Ifá: "Que a sabedoria é a maior riqueza de uma pessoa. E também de um sacerdote." Se a pessoa precisa de um sacerdote sábio deve entender que a salva possibilita o sacerdote adquirir conhecimento. 


O permite ter tempo para estudar e fazer o necessário para ajudar aqueles que chegam em sua casa desesperados com vários problemas. Não cobrar faz com que a pessoa que recebeu a obra de graça não dar valor ao trabalho feito, pois o que vem fácil não damos valor algum. Diz Ifá: "Tanto tem tanto vale se nada tem nada vale." Então se o Babalawo não puder lhe dar nada de graça, ou fazer ebó de graça em você ele não presta como sacerdote?" Conhecimento vale dinheiro. Dê que adianta não gastar com salvas, bichos e ebós e acabar falido, doente e morto? Diz Ifá: " A pior coisa que um ser humano pode fazer a outro é olhar este com os olhos da pena." Um ser humano que é digno de pena já não tem em suas mãos as rédeas de sua vida. Necessita de caridade para viver. A caridade escraviza o homem. O suga! A caridade trás ao homem o pior de si. pois incentiva a pessoa a não lutar mais, não lutar por seu direito de ser feliz. A caridade faz o homem amolecer. Lutar para que? Sem precisar lutar já vou ganhar tudo de graça.

 Em muitos patakis (historias) vemos Orunmilá atender a muitas pessoas podres e ate mesmo miseráveis, porem não deixou de cobrar e a pessoa se esforçou, comprou os bichos, pagou os ebós e com seu sacrifício conseguiu despertar a ajuda de seu Orixá. Qual Orixá não ajudaria uma pessoa que mesmo com dificuldades financeiras lutou e conseguiu fazer seus ebós? Se você acha que as salvas cobradas por seu Babalawo são pesadas, isto demonstra que Ifá falou para o sacerdote que você tem mais fibra do que percebe em si mesmo, pois Ifá sabe que o sacrifício forja o caráter de uma pessoa, e que você é uma pessoa de fibra. Que você deve se sacrificar por seu Orixá. Por isso tem que lutar, tem que se esforçar. De que adianta não cobrar e a pessoa passar muitos anos de sua vida com os mesmos problemas e suplícios? Ifá não é caridade, se quer caridade quer que alguém sinta pena de você, por que você já é digno de pena. Quer caridade vá a Umbanda. Não ter dinheiro para Orixá, para dar valor a um sacerdote que não trabalha em coisas muldanas e gastar fortunas em festas, roupas, bebidas e em outras coisas muldanas é uma afronta somente a seu Orixá. E é a ele que terá que prestar contas diariamente. Pois como eu falo: "Quem nada faz nada vê!" Lembre-se Elegbara aceitou a função de punir aqueles que se negam a fazer ebó, e com certeza fará de sua vida um inferno terreno. Cuide de seu Orixá para que seu Orixá cuide de você. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.